Informática Vale do Sousa

Informática Vale do Sousa

O bicho das Hashtags para impulsionar o seu negócio nas Redes Sociais

Atualmente, a Internet é onipresente em todas as esferas, seja pessoal ou profissional, e entramos em contato diário com ela. Não é necessário ir muito longe para ver isso, pois, graças ao sucesso dos smartphones, todos nós temos acesso à Internet quando e onde desejarmos. Você sabia que, neste exato momento, mais de 100 horas de vídeos são carregadas no YouTube, mais de 2 milhões de pesquisas são realizadas no Google e 680.000 mensagens são postadas no Facebook? Incrível, não é? Estamos caminhando em direção à desmaterialização, por exemplo, podemos fazer nossas compras sem sequer nos mover, o que mostra que um grande número de empresas está evoluindo no mundo da Internet e tentando atender às grandes demandas dos usuários da Internet. É por isso que hoje queremos explicar como a Internet, e em particular as redes sociais, podem impulsionar seu negócio e permitir que você alcance grandes resultados em um curto espaço de tempo. Como uma empresa pode atender às exigências dos clientes? Muitos empresários pensam que a Internet não é lucrativa e que os clientes não estão interessados nela. Muitas PMEs não possuem um site. Como mencionado, as empresas estão se adaptando para melhor atender às exigências, portanto, estão tentando se abrir para o mundo exterior tanto quanto possível. É por isso que é interessante optar por um novo recurso comercial, porque sim, os sites são muito comerciais e são capazes de dar uma cor completamente diferente ao seu negócio. As redes sociais e o desenvolvimento do seu negócio Todos conhecemos o Facebook, Instagram e Twitter, mas realmente sabemos como usar suas várias interfaces para beneficiar nosso negócio? As redes sociais tornaram-se um elemento essencial na estratégia de comunicação de uma empresa. Sua principal função é melhorar a visibilidade da empresa, ao mesmo tempo que oferece a possibilidade de atrair novos clientes e fidelizar os antigos, tudo isso graças à divulgação viral de informações comerciais. Isso permite que o profissional se posicione como especialista em sua área, graças à continuidade das publicações nas redes. Também torna possível gerenciar sua imagem na Internet através das informações publicadas e dos comentários dos clientes. Dependendo da nossa empresa, tivemos que mirar certas redes sociais, ou seja, por um lado temos redes sociais para profissionais (LinkedIn) e redes sociais para o “público em geral” (Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, YouTube, etc.). No entanto, estes também podem ser usados em um ambiente profissional. Explicamos brevemente como cada rede pode ser útil para o seu negócio:

  • Facebook: Com mais de 700 milhões de usuários em todo o mundo, ainda é essencial para qualquer profissional que tenha espaços dedicados ao seu setor. Qualquer empresa pode criar sua própria página no Facebook e ter seguidores como página, permitindo que os clientes estejam sempre atualizados com as notícias, compartilhem-nas em seu feed (espaço pessoal) e assim permitam que a empresa seja conhecida. O Facebook também permite que você mantenha contato com seus clientes atuais e potenciais.
  • Twitter: Outro gigante das redes sociais, permite divulgar ofertas exclusivas e promocionais, transmitir informações e reagir sobre temas quentes e evocar reações dos usuários da Internet. O Twitter também é uma boa ferramenta para encontrar clientes ou influenciadores.
  • LinkedIn: é a rede social profissional por excelência. Ao contrário do Facebook e do Twitter, depende muito menos da divulgação viral de informações. As empresas usam-no principalmente para se apresentarem, promoverem sua oferta e identificarem potenciais parceiros, bem como seus concorrentes. É possível criar grupos de discussão, o que permite à empresa posicionar-se em sua área.
  • Google My Business: Essencial para se posicionar localmente. Uma ferramenta indispensável para qualquer negócio. É o cartão de visita que aparece no lado direito dos resultados da pesquisa e onde se pode ver o endereço e número de telefone da empresa, as revisões e a sua avaliação pelos usuários. Tudo isso para concluir que as redes sociais são essenciais para comercializar corretamente seu negócio e se dar a conhecer. Além disso, a presença nessas redes sociais será muito interessante, até obrigatória, para empresas que trabalham nos setores de fotografia, viagens, moda, decoração, esportes, etc. Onde e como usar corretamente hashtags? Praticamente todas as redes sociais as utilizam, embora cada uma tenha suas próprias regras para seu uso.
  • Hashtags no Twitter ou também chamado “A Casa Mãe Hashtag”. Pode inserir em qualquer parte do texto uma vez que não existem limitações nesse sentido. A quantidade de hashtags num tweet é 1 ou 2, raramente mais.
  • Hashtags no Instagram, neste caso nada a ver com o Twitter, podemos colocar até 30, sendo aconselhável utilizar entre 8 a 15 hashtags. Pode inserir na sua legenda no início ou mesmo no fim do texto, ou se preferir nos comentários do post.
  • Hashtags no Facebook e LinkedIn, é permitido adicionar hashtags às suas mensagens. No entanto, se optar por usar, limite-se a 1 ou 2 por post. Como mencionado acima, é importante que a hashtag possa ser encontrada pelos usuários que pesquisam e clicam na palavra-chave. É por isso que é importante encontrar as palavras-chave certas para que nosso post tenha um impacto real. Pense em hashtags como palavras-chave que facilitam para os consumidores encontrar seu negócio em diferentes plataformas. A chave é usar as hashtags certas que seu público-alvo usa para permitir que eles o encontrem durante suas pesquisas. Tipos de Hashtags
  • Hashtags de conteúdo: são palavras-chave que são uma parte natural do seu post. Ajudam a chamar a atenção para o seu post. Por exemplo, se tiver um negócio de vestuário, pode usar hashtags como: #fashion, #discounts nas suas publicações.
  • Hashtags de tendências: são propícias a tópicos de notícias. Graças a este tipo de hashtags, pode beneficiar da exposição dessa conversa/tema atual, assegurando uma ótima visibilidade. Portanto, é importante fornecer informações construtivas ou uma mensagem engraçada e provavelmente será generosamente retweetado.
  • Hashtags da marca: crie sua própria hashtag, fidelize o cliente e fortaleça sua imagem de marca. Também permite promover um evento ou o lançamento de uma nova coleção. Quando publicar uma fotografia, descreva-a com palavras-chave simples e bastante comuns, não hesite em usar o inglês (a língua mais comum no Instagram). Estes são os hashtags mais populares na web (e portanto, mais consultados pelos usuários) sobre Instagram: #instamood #instagood #instadaily #statigram #follow #bestoftheday #igdaily #instalike #followme #life #photooftheday #love #beautiful #nice #picoftheday. Portanto, deve certificar-se de que a hashtag está relacionada com o seu post e, ao mesmo tempo, manter uma nota sobre a especificidade do produto. Pode, portanto, tirar partido da oportunidade dos hashtags para atrair pessoas para o seu perfil e depois convertê-las em assinantes graças à relevância do seu conteúdo.

João Moreira
Informática Vale do Sousa
Informática em Paredes
Tudo para o seu Negócio

Open chat
Olá
Em que posso ajudar?